- meionews 🌎
- Posts
- Ação e reação 🔄
Ação e reação 🔄
Se você ajuda o mundo, o mundo retribui. No ritmo que estamos hoje, vamos alcançar 2oC a mais antes do final da década. Faça a sua parte contra os combustíveis fósseis!
O que você vai ver hoje?
🕯️COP28: Fim dos combustíveis fósseis ainda é desafio após 12 dias de negociações
💵Nova plataforma da bolsa de valor brasileira facilita negociações de créditos de carbono
🌱Minas Gerais é casa de projeto inovador que produz biocombustível a partir da macaúba
COP28: Fim dos combustíveis fósseis ainda é desafio após 12 dias de negociações
MUNDO
Imagem | PBS
🛢️Nesta terça-feira, 12 de dezembro, aconteceu o último dia oficial da COP28, era o também o último dia do prazo definido pelo presidente da conferência, Sultan Ahmed Al Jaber, para a realização de um acordo para minimizar as mudanças climáticas causadas em grande parte pela utilização dos combustíveis fósseis.
Isso significa que o mundo não alcançará a meta de redução de emissão de gases efeito estufa até 2030, considerando ainda que em 2023 os números aumentaram. Na situação atual, até 2030 alcançaremos apenas um terço das metas propostas.
Contextualizando: as propostas da COP pretendiam diminuir ou eliminar o uso do petróleo, carvão e gás, mas para isso precisavam das medidas oficializadas pelos países. Cerca de 200 países se reuniram na conferência do clima, porém receberam essas ideias com certa preocupação, frustração e irritação, o que acabou não gerando nenhuma negociação até o momento.
Alternativas
Negociações para a ampliação da utilização do hidrogênio verde também foram feitas e o Brasil e mais 36 países assinaram uma declaração para o fortalecimento desse mercado. Entre os pontos deste acordo estão a transição energética e o desenvolvimento sustentável. ♻️
Ainda, houve o reconhecimento do combustível renovável como um dos pontos chave para a descarbonização das indústrias sem perda energética. Outras questões sobre cooperações internacionais também foram abordadas com fins de facilitar negociações.
Alimentação sustentável
🍎Além dos combustíveis fósseis, a erradicação da fome também foi um tema de negociações que acabou sendo pouco debatido, apesar de 152 países terem assinado a declaração dos Emirados Árabes sobre agricultura sustentável.
Com isso, a proposta coloca a agricultura e os sistemas alimentares no centro das discussões sobre as mudanças climáticas, considerando ainda a diminuição da emissão dos gases efeito estufa na agricultura.
🍽️Durante a COP, o público presente ainda contou com a inovação e ampliação do uso de vegetais no cardápio da conferência, sendo que dois terço das 250 mil refeições diárias foram vegetarianas ou veganas. Essas medidas consideraram três refeições e um lanche sem exceder 2,3 kg de dióxido de carbono equivalente por dia, para conseguir alcançar a meta de manter o aquecimento global até 1.5 ºC.
Imagem | Um só planeta - praça de alimentação
Assuntos relacionados:
Nova plataforma da bolsa de valor brasileira facilita negociações de créditos de carbono
BRASIL
Imagem | Reset
📊Chegou uma nova plataforma para dar mais transparência às transferências de créditos de carbono no Brasil. A B3, a bolsa de valores do Brasil, criou a plataforma junto com a ACX Group, empresa de tecnologia sediada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Como funciona? As transações com créditos de carbono oferecem às empresas uma maneira sustentável de compensar suas emissões de gases efeito estufa. Isso significa que elas podem investir em projetos socioambientais que reduzem os gases com carbono da atmosfera com reflorestamento, preservação ambiental, transição energética, entre outros projetos.♻️
As operações devem começar já no primeiro trimestre de 2024 com leilões de oferta. De acordo com Leonardo Paulino Betanho, superintendente de Produtos Balcão da B3, “o Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de créditos de carbono no mundo” e a plataforma chega como um ambiente seguro para negociações.
O novo modelo de transações também facilita e impulsiona a alternativa, oferecendo transparência nos preços e integração entre os negociadores. Isso ainda facilita para que os vendedores e compradores de carbono se encontrem em todo o mundo por meio da plataforma.💸
A B3 investiu R$ 10 milhões para o desenvolvimento da plataforma para fortalecer a infraestrutura de negociação brasileira, com interface e idioma adequados, facilitação do acesso por negociadores e uma equipe comercial. A plataforma ainda vai contar com as informações de cada projeto, como quantidade de créditos gerados e localização.
Assuntos relacionados:
Minas Gerais é casa de projeto inovador que produz biocombustível a partir da macaúba
INOVAÇÃO
Imagem | Ciclo Vivo
⛽ O fruto da macaúba, muito comum no norte de Minas Gerais, ganhará uma nova função: a empresa de energia Acelen começará a produzir óleo vegetal e demais produtos a partir da macaúba, entre eles o biocombustível.
O que é? A macaúba é uma planta brasileira extremamente eficiente na produção de óleo e mais eficiente no uso da água e absorção de nutrientes. Isso a torna um fruto competitivo em relação a outros cultivares. Ela ainda auxilia na conservação e na recuperação da biodiversidade de áreas degradadas.
Em breve, a empresa irá instalar em Montes Claros um Centro de Inovação e Tecnologia para o desenvolvimento agroindustrial. O investimento será de R$ 125 milhões, com previsão de geração de 260 empregos. Um local para a instalação do Centro já foi adquirido e a pretensão é utilizar um espaço para pesquisa, aprimoramento e desenvolvimento da macaúba.🔬
Com isso, haverá programas para melhoramento genético, produção de mudas e manejo agronômico da macaúba, buscando melhorar a sua qualidade, reduzir custos de produção e expandir o cultivo.
🛬Os produtos resultantes da macaúba são ingredientes importantes para a transição energética, já que ela pode gerar biocombustíveis, como o biodiesel e o combustível para aviação, que reduzem a emissão de gases de efeito estufa, minimizando o impacto ambiental.
O anúncio do novo projeto foi feito durante a COP28, onde a empresa, que é referência mundial em investimento em diversos setores, se comprometeu a construir uma biorrefinaria na Bahia onde atuará no desenvolvimento da macaúba e na revitalização do cultivo de dendê. 🌳
Assuntos relacionados: