- meionews 🌎
- Posts
- Ano novo, metas novas🤞
Ano novo, metas novas🤞
Se você ainda não programou suas metas para 2024, ainda dá tempo! Aproveite e selecione ações sustentáveis para adicionar no seu dia a dia.
O que você vai ver hoje?
🤖Wall-e versão brasileira: RJ contará com ajuda de drone para reflorestamento
🛣️Pioneiros: iniciativa da Eslováquia irá transformar bitucas de cigarro em asfalto
✅Ainda mais viva: ranking da B3 elege a Vivo como empresa mais sustentável do Brasil
Wall-e versão brasileira: RJ contará com ajuda de drone para reflorestamento
BRASIL

Imagem | Um só planeta
Nos próximos dias, o Rio de Janeiro irá iniciar uma ação de reflorestamento com a ajuda de drones e de inteligência artificial. Isso mesmo, a tecnologia a favor do meio ambiente! A ideia é utilizar o equipamento para lançar sementes em áreas de difícil acesso.
🌳Por dia, os drones são capazes de lançar sementes em uma área de 50 hectares, ou seja, aproximadamente 50 campos de futebol. Na última sexta-feira (5) foi realizada uma demonstração no Mirante do Pedrão, em Botafogo, dentro do Parque Maciço da Preguiça, na zona sul do Rio, com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária de Meio Ambiente e Clima, Taína de Paula.
De acordo com os governantes, o reflorestamento no Rio irá diminuir os efeitos agressivos das ondas de calor. Essa é uma ação proposta para médio e longo prazo, diante das alterações climáticas, a curto prazo a cidade irá dispor de assistência emergencial como pontos de hidratação e assistência.🌡️
🍃O projeto-piloto do reflorestamento será feito na Floresta da Posse, em Campo Grande, na zona oeste da cidade, e os impactos começaram a ser sentidos de dois a cinco anos, quando as árvores estiverem maiores. A iniciativa é uma parceria com a startup franco-brasileira Morfo, e terá o investimento inicial de R$ 27 mil para o aluguel dos drones que semearam apenas sementes de plantas nativas da Mata Atlântica.
Contextualizando: todo o projeto de reflorestamento com drones será baseado em estudos prévios de locais estratégicos e de pouco acesso. A startup irá acompanhar o projeto Refloresta Rio com o mapeamento e monitoramento das áreas a serem plantadas e já plantadas para garantir a efetividade do projeto.
Mata Atlântica: o Rio de Janeiro possui a vegetação da Mata Atlântica, um dos biomas que mais sofreram com desmatamentos e queimadas. Atualmente existe apenas 12% da floresta original. Por isso, a ação dos drones contará com cerca de 20 espécies nativas para reflorestamento, sendo ainda 100 vezes mais eficaz que a ação humana.
O Refloresta Rio ainda conta com moradores locais para o plantio de mudas e capina de campos tomados por vegetação rasteira. Apesar dos drones serem mais rápidos, a ação humana em alguns momentos continuará a ser muito bem utilizada dentro do programa.
Enquanto isso em São Paulo…⛈️
🕯️Enquanto no Rio de Janeiro as chuvas começaram a dar um sossego, em São Paulo elas ainda estão fazendo alguns estragos e principalmente provocando quedas de luz em alguns pontos da cidade. A Enel solicitou que os agentes de campo realizassem as manutenções nos locais normalmente, mas vale lembrar que em novembro de 2023, a mesma situação deixou mais de 2 milhões de paulistas sem luz por cinco dias.
Assuntos relacionados:
Pioneiros: iniciativa da Eslováquia irá transformar bitucas de cigarro em asfalto
MUNDO

Imagem | Cultura Ambiental nas escolas
🛣️Depois de inaugurar a primeira estrada do país feita com materiais recicláveis, a Eslováquia agora está desenvolvendo um asfalto feito a partir de bitucas de cigarro. A iniciativa é pioneira, porém já foi experimentada anteriormente na primeira rodovia do país feita a partir de filtros de cigarros, localizada em Žiar nad Hronom.
O projeto é uma parceria da prefeitura da capital Bratislava junto com a companhia responsável por iniciativas socioambientais financiadas por indústrias de cigarro, a SPAK-EKO, e a empresa eslovaca especializada em trabalhos com reciclagem, Eco Butt, que também auxiliou na primeira rodovia.
Como funciona? De maneira geral, o projeto transforma os filtros do cigarro, que são feitos de plástico, em aditivos que podem ser incorporados à preparação do asfalto. Os filtros recolhidos são tanto de cigarros tradicionais, como de cigarros eletrônicos.🚬
🚯Para promover a conscientização do público local, os proponentes do projeto fabricaram recipientes especiais para o descarte dos cigarros e disponibilizaram durante a Feira de Natal da capital eslovaca. Eles pretendem assim conscientizar para um descarte nobre do produto.
O problema: somente no Reino Unido são descartados por dia mais de 1,3 milhão de cigarros eletrônicos. Tanto eles quanto os cigarros tradicionais são um problema não só pela quantidade de plástico que possuem, mas pelas toxinas que possuem e podem poluir todo tipo de ecossistema.
♻️A prefeitura de Bratislava se comprometeu a disponibilizar os recipientes de descarte e recolhimento em todos os eventos públicos que aconteceram na cidade em 2024.
Assuntos relacionados:
Ainda mais viva: ranking da B3 elege a Vivo como empresa mais sustentável do Brasil
ESG

Imagem | Veja
✅A maior empresa de telecomunicações do Brasil deu o exemplo e se tornou também a empresa mais sustentável do país em 2023. A B3 elegeu a Vivo como a nova líder do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A lista conta com 78 empresas e por três anos seguidos a gigante das telecomunicações ficou no top 5.
O que é? O Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 mede o comprometimento das empresas com a sustentabilidade empresarial. A B3 em si é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo.
📊De acordo com a avaliação da B3, os principais destaques foram os critérios como Governança Corporativa, Capital Social, Modelo de Negócio e Inovação, Meio Ambiente e Mudanças no Clima e pontuação acima da média da carteira de empresas.
Os representantes da Vivo contam que a empresa possui um Plano de Negócio Responsável com mais de 100 indicadores e metas de médio e longo prazo. De maneira prática, cerca de 20% da remuneração da empresa se baseia em indicadores de sustentabilidade, como diversidade, redução de emissões, NPS e reputação.
💼Além disso, no quesito de diversidade, 44% do quadro de colaboradores são mulheres, dentre as quais 33% fazem parte do Conselho de Administração da companhia. Mais de 41% dos trabalhadores da Vivo são negros, dos quais 32,5% ocupam cargos de liderança. Dentro das ações de diversidade ainda há programas de capacitação, treinamento, conscientização e impacto social.
No quesito social, por meio da Fundação Telefônica Vivo, a empresa atua no desenvolvimento digital de estudantes de escolas públicas do Brasil, sendo responsável pela capacitação de mais de 2 milhões de pessoas somente em 2022.
🌳Já no quesito ambiental, a empresa se declara neutra em carbono, compensando suas emissões em projetos de preservação da Floresta Amazônica. Nos últimos oito anos, reduziu em 90% suas emissões, utilizando hoje 100% de energia renovável.
Seu principal objetivo é chegar até 2040 com zero emissões líquidas, e para isso conta com um programa de redução de emissões junto aos seus 125 fornecedores carbono intensivos.
💰Dentro da B3, a Vivo comemorou no último ano 25 anos com um longo histórico de iniciativas, aquisições, fusões, e investimentos, que hoje fazem dela a maior do setor, com mais de 112 milhões de acessos. Ao todo, a Vivo já investiu cerca de R$ 530 bilhões no Brasil.
Assuntos relacionados: