- meionews 🌎
- Posts
- Ai que delícia o verão... ☀️
Ai que delícia o verão... ☀️
Sol, praia, areia, mar, peixes, tartarugas, comidinhas, bebidinhas, canudinhos, garrafinhas, latinhas... O momento é de diversão, mas também é possível ser consciente!
Praias importantes para conhecer o Projeto Tamar
INSPIRAÇÕES
Imagem | Projeto Tamar
🐟O verão chegou e junto com ele veio a alta temporada de praias. Nessa época elas ficam cheias de turistas e pessoas que gostam de se refrescar e tomar um bom banho de mar. No Brasil ainda fomos agraciados com praias paradisíacas e com uma fauna e flora exuberantes.
Porém, junto à paisagem, também encontramos muitos lixos nas praias, o que é prejudicial principalmente aos animais marinhos. Pensando nisso, que tal visitar praias que possuem projetos socioambientais para se inspirar? Separamos alguns locais onde o Projeto Tamar atua, sendo possível conhecer as tartarugas marinhas, espécie que faz parte da lista vermelha ameaçadas de extinção.
Projeto Tamar: você já deve ter ouvido falar do projeto em algum momento da sua vida, mas a cada ano que passa, ele se torna mais importante para preservar as tartarugas e o litoral brasileiro. Em 40 anos de trabalho, mais de 43 milhões de tartarugas marinhas foram protegidas pelo projeto. 🐢
Vitória, Espírito Santo 🐡
O projeto começou suas atividades em 1980 no Espírito Santo, onde se mantém as principais bases de pesquisa do projeto. Hoje o estado conta com um Centro de Visitantes em Vitória que recebe turistas para conhecer e fazer diversas atividades. O local fica no Parque Municipal da Ilha do Papagaio.
Praia do Forte, Salvador 🌊
Salvador também foi uma das primeiras cidades que recebeu centros de pesquisa do projeto. O Centro de Visitantes do município é um dos maiores e atualmente é o mais visitado pelos turistas. O local possui tanques de água salgada onde é possível encontrar algumas espécies da fauna marinha da região e de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro.
Ubatuba, São Paulo 🌳
A base de pesquisa de Ubatuba foi a primeira instalada em uma área de alimentação das tartarugas marinhas. O local ainda se destaca por conter diversas áreas de conservação da Mata Atlântica. O trabalho do Projeto Tamar em Ubatuba tem o principal propósito de conscientizar sobre a pesca predatória e os seus efeitos sob a fauna local. Atualmente o Centro de Visitantes do local também possui tanques de observação e atividades de conscientização.
Gostou das nossas dicas? Caso já tenha viagem marcada para alguma dessas praias, visite os Centros do Projeto Tamar! Vale a pena conhecer um pouco mais das tartarugas marinhas e da fauna marinha brasileira que é tão diversa.
Assuntos relacionados: