Agosto interminável

Bom dia pessoal! Só o Meio News acha que agosto não termina nunca? Ô mês que dura viu... mas calma.. isso pode ser positivo né? Tudo depende do seu ponto de vista. É sobre isso!

Lixo em todo lugar

MUNDO

(Reprodução: VICTOR HABBICK VISIONS/Getty Images)

Na última quarta-feira (25 de agosto) o comitê da ONU se reuniu para debater sobre o problema do lixo espacial, que está causando problemas para o turismo espacial. 

Motivo?

Presta atenção nesse número…. Hoje tem por volta de 9 mil toneladas de restos de equipamentos espaciais, de satélites e outros equipamentos que foram deixados em órbita.

O Comitê para o Uso Pacifico do Espaço (COPUOS, em inglês), vai ser responsável por analisar diversas tecnologias a fim de que sejam capazes de criar um sistema de anticolisão colaborativo. Mas para isso será necessário que os ex-participantes da Guerra Fria, Estados Unidos, Rússia, e até mesmo a China, divulguem a posição dos seus satélites espiões.

SIM! Eles existem, e estão de olho se você realmente lê o Meio News toda semana hein - rs!?

A rivalidade entre os países vem se acirrando cada vez mais, prova disso é que em 2011 os Estados Unidos proibiram toda e qualquer colaboração em projetos espaciais com a China. A China respondeu com a construção da sua própria estação espacial lançada em abril daquele mesmo ano. Eles não sabem brincar, né?! rs 

Tá! Mas o que isso tem a ver conosco ? Esse lixo espacial pode trazer problemas para a exploração espacial, além de causar prejuízos à vida humana, já que podem causar danos em satélites ativos, e quando eles retornarem para o planeta podem cair em regiões habitadas ou industriais, o que pode resultar em danos para as pessoas.

Reflexão: Tudo na vida existe os dois lados da moeda.

Na newsletter da semana passada falamos de uma ilha 100% sustentável construída por Richard Branson, no entanto, ele é responsável pela corrida espacial junto com Elon Musk e Jeff Bezos para levar voos comerciais ao espaço. Gerando? Lixo espacial.

O que mais tem de interessante no mundo?

E tudo por causa de um balão

BRASIL

(Reprodução: Werther Santana / Estadão Conteúdo)

Mais uma vez aqui para falar de notícias não tão boas. 

O Parque Juquery que abrange uma área de 2 mil hectares pegou fogo, esse era o último bioma de Cerrado remanescente no estado de São Paulo.

  • Se você não lembra muito bem das aulas de geografia nós vamos te atualizar. O cerrado é um bioma que se assemelha a savana, são grandes extensões de planícies e árvores espaçadas, possui grande potencial aquífero e é lar de uma grande biodiversidade.

Foram necessários cerca de quatro dias para apagar o fogo, que foi causado, de acordo com os bombeiros, por um balão. Estima-se que 80% do parque foi transformado em cinzas, e sete baloeiros estão sendo investigados, por suspeita de envolvimento. 

A recuperação não será nada fácil, por se tratar de uma região bastante fragmentada, pois os animais ficaram à mercê do fogo já que o parque está localizado em uma matriz urbana. Serão necessários monitoramentos para mapear como os animais que sobreviverem poderão se adaptar ao “novo” território. 

Por motivos de sensibilidade não entraremos em detalhes sobre a morte e o sofrimento dos animais. Mas para que esse fato seja esclarecido, o guarda civil, Adelson Oliveira e relatou em vídeo que era impossível salvar os animais presos entre as chamas, e que era possível escutar o choro dos animais. 

Os bombeiros e responsáveis pelo parque pedem ajuda. Se você é um veterinário, por favor se voluntarie, salve os nossos bichinhos.

O que mais tem de interessante no Brasil?

Um novo amigo da natureza

INOVAÇÃO

(Reprodução: Alberto Roncelli / Designboom)

O arquiteto Alberto Roncelli projetou um arranha-céu que ajuda na regeneração de florestas que sofreram queimadas. Regenera é um prédio localizado bem no meio de um grande ecossistema devastado.

O projeto planeja espalhar sementes e nutrientes para o solo que serão carregados pelo vento, e ainda servirá como um abrigo temporário para pássaros e pequenos animais. 

Ta passadah? Também ficamos -rs 

Você deve estar se perguntando o que vai acontecer com o prédio quando a floresta voltar a crescer. 

A própria estrutura do prédio é feita de materiais e substâncias que são necessárias para a região e com o tempo a estrutura irá se decompor, sumindo da paisagem ao mesmo tempo que a salva. E os animais que estarão abrigados nele, logo encontrarão moradia nos arredores.

Nos primeiros estágios será montado um laboratório no nível inferior, para experiências, pesquisa e monitoramento do processo e progressos da regeneração do ambiente. O planejamento não será fácil, será preciso um vasto conhecimento, e especialistas em química, meteorologia, engenharia, biologia e fitogeografia.

  • Pausa para explicação: fitogeografia é a ciência que estuda a origem, a distribuição, a adaptação e a associação das plantas de acordo com a sua localização geográfica e sua evolução ao longo de um certo período. 

 A ideia é incrível! Estamos prontos para ver como será executada! #ansiosos.

Airbnb abre suas portas para refugiados afegãos

PRÊMIO BOM EXEMPLO

A Airbnb, empresa de locação de estadia, vai disponibilizar moradia temporária para os refugiados afegãos. Mais de 20 mil afegão serão abrigados em todo o mundo. A proposta será financiada graças ao presidente-executivo Brian Chesky e todas as doações recebidas pela sua instituição de caridade. 

  • Contexto: Há uma semana, após os Estados Unidos e seus aliados retirarem as tropas do Afeganistão, o Talibã tomou o poder e estipulou um prazo até o dia 31 de agosto, para a retirada de todos os estrangeiros e afegãos. 

Quer saber um pouco mais sobre essa história? Hoje às 17:00 horas contaremos tudo no nosso Instagram! Acompanhe.

Xô fumaça

COMECE POR VOCÊ

Você sabia que o carvão da sua churrasqueira não é sustentável? Ele se chama vegetal, mas polui mesmo assim. Emite gases poluentes, e para ser fabricado depende do desmatamento. 

Pensando nisso, o nosso desafio dessa semana é: Não use churrasqueira.

Que? É pra ficar sem fazer churrasco? Nós aqui do meio news sabemos que se tornar sustentável é um processo lento e gradual, por isso nessa essa semana experimente panelas elétricas, fogão, micro-ondas, ou até uma churrasqueira biodegradável, só não vale fogão a lenha.

E não se esqueça de postar uma  foto no Instagram, usando a hashtag #ChurrasSemCarvão e #meiosustentavel - marca a gente! Nós vamos repostar a sua foto!