- meionews 🌎
- Posts
- Agora o ano começa 🤞
Agora o ano começa 🤞
Foi muito bom enquanto o carnaval durou, mas um dia a realidade volta e com ela, nossas ações socioambientais. Então bora começar o dia com o meionews?
O que você vai ver hoje?
🎉A natureza pula de alegria: confira as principais ações sustentáveis do Carnaval 2024
🚀Só a NASA explica: novo satélite lançado irá estudar os oceanos, ar e mudanças climáticas
⛓️Sem destino: abandono de animais em navio reacende debate sobre transporte de carga viva
A natureza pula de alegria: confira as principais ações sustentáveis do Carnaval 2024
BRASIL
Imagem | Um só planeta
O carnaval acabou, mas com eles várias lições puderam ser aprendidas por meio de ações de sustentabilidade ao redor do Brasil. Empresas, prefeituras, bloquinhos e escolas de samba deram um show a mais com práticas ecológicas.
🎉Confira os principais destaques desta folia que merecem nota 10!
Escolas de samba 🥁
Durante o Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí, algumas escolas de samba levaram para a avenida sambas-enredo exaltando a natureza, a biodiversidade e os povos originários e chamando para a conscientização.
Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro: celebraram a natureza e os povos originários, principalmente por meio da mitologia do povo Yanomami;
Mocidade Independente de Padre Miguel: levou a biodiversidade tropical ao exaltar o caju;
Grande Rio: destacou a sociobiodiversidade por meio de mitos indígenas e simbologias da onça, símbolo da fauna brasileira na cultura do país;
Mancha Verde: levou para a avenida a divindade afro da agricultura, contando a história de Ocô, um caçador pobre que recebeu de Olorum a missão de desenvolver a agricultura.
Reciclagem ♻️
Grandes empresas levantaram a bandeira da reciclagem incentivando a prática nos prés e durante os dias de carnaval.
💰No circuito oficial do Carnaval de rua de São Paulo em 2024, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Ambev se uniram para investir nos catadores e catadoras de materiais recicláveis garantindo a eles um salário durante os dias da folia. Os catadores autônomos puderam ganhar até R$1.200,00 em 8 dias de trabalho, já os cooperados, ganharam um acréscimo da renda obtida nas cooperativas de R$1.240 no período.
Em outro ponto, a Coca-cola também levou a iniciativa “Tenda Sustentável” para a folia com o objetivo de ser um ponto de recolhimento e triagem de materiais recicláveis, além de promover ações educativas e de valorização dos catadores.
Reutilização 🍺
Durante os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, 140 mil ecocopos reutilizáveis foram distribuídos pela empresa Águas do Rio para evitar a formação de cerca de 2,3 toneladas de lixo ao final da folia. Além disso, pontos de hidratação foram distribuídos pelo sambódromo.
Bloquinhos 🌱
Em todo o Brasil, diversos bloquinhos se engajaram no recolhimento dos resíduos gerados e na plantação de mudas nativas das cidades. Dentre aqueles que participaram estão: o Bloco Limpeza e a Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira, que aconteceram nas praias e parques do Rio de Janeiro; o Bloco de Belô, em Belo Horizonte; e o movimento de blocos de "As Águas Vão Rolar”, em São Paulo.
O carnaval 2024 foi um exemplo para atitudes simples e sustentáveis que podem aumentar a cada ano para curtirmos uma folia tranquila e ecológica. Agora é hora de ficarmos de olho e acompanhar toda a destinação correta! Qual será a ação campeã???
Assuntos relacionados:
Só a NASA explica: novo satélite lançado irá estudar os oceanos, ar e mudanças climáticas
MUNDO
Imagem | Um só planeta
🛰️A NASA lançou, na última semana, um novo satélite conhecido como Plankton, Aerosol, Climate, Ocean Ecosystem (PACE) com o objetivo de colher informações e ajudar os pesquisadores a estudar e compreender a saúde dos oceanos, a qualidade do ar e os efeitos das mudanças climáticas.
Ele é um satélite de observação da Terra pela agência espacial e será crucial para o entendimento de “como as partículas na nossa atmosfera e nos nossos oceanos podem identificar os principais fatores que afetam o aquecimento global”, como destaca Bill Nelson, administrador da agência espacial dos Estados Unidos, em comunicado.
🌊Uma grande novidade deste equipamento é o seu sensor hiperespectral de cores dos oceanos que permitirá aos cientistas uma imagem mais nítida da movimentação das águas dos oceanos sob um espectro de luz ultravioleta, visível e infravermelha próxima.
Contextualizando: um satélite normal que está orbitando a Terra consegue ver cerca de sete ou oito cores. Esse novo modelo pode ver até 200 cores.
🪸Isso significa que ficará mais nítido para os cientistas estudarem as alterações causadas pelo aquecimento global no fitoplâncton, um dos responsáveis por absorver o gás carbônico da atmosfera e transformando em seu material celular.
O satélite também contará com dois instrumentos polarímetros, o Polarímetro Arco-Íris Hiper-Angular #2 e o Espectropolarímetro para Exploração Planetária, que irão auxiliar na detecção de como a luz solar interage com as partículas da atmosfera, sendo possível coletar novas informações sobre as nuvens e a qualidade do ar.
Assuntos relacionados:
Sem destino: abandono de animais em navio reacende debate sobre transporte de carga viva
MUNDO
Imagem | Um só planeta
🚢No dia 30 de janeiro, 16 mil animais foram abandonados à deriva no meio do Mar Vermelho sob um forte calor. O fato ocorreu quando o navio MV Bahijah, que saiu da Austrália no dia 5 de janeiro com destino à Israel, desviou o curso por causa de uma ameaça terrorista da milícia Houthi, do Iêmen.
Após passar vários dias à deriva e recebendo críticas de parlamentares e ativistas, o navio retornou à Austrália, onde ficará em quarentena até os órgãos australianos decidirem se o gado poderá ser descarregado ou enviado novamente para Israel. A biossegurança também foi um dos motivos para a reclusão.
🐮A situação tem gerado impasses no país:
de um lado o senador Mehreen Faruqi, vice-líder do Green, o partido político verde da Austrália, pede às autoridades que retirem os animais do navio o mais rápido possível;
já de outro ângulo, o Departamento de Agricultura australiano emitiu uma nota informando que dois veterinários visitaram o navio e não encontraram nenhuma evidência que cause preocupação quanto à saúde, bem-estar ou meio ambiente.
Contextualizando: o incidente com o navio reacendeu o debate sobre o transporte de carga vivas pelo mar, o que, segundo ativistas, seriam viagens longas e superlotadas onde os bichos adoecem, ficam feridos ou morrem durante o trajeto.
A ONG Four Paws destaca que todos os anos bilhões de animais são enviados em navios de um país para outro. Somente da União Europeia saem anualmente 1,35 bilhão de aves, 37 milhões de porcos, 4,3 milhões de bovinos e 3,3 milhões de ovelhas e cabras.
🚫Enquanto na Austrália esse modelo de exportação continua a acontecer, no seu país vizinho, Nova Zelândia, existe uma proibição desde 2020, depois que milhares de vacas morreram em um naufrágio. Outras tragédias aconteceram ao longo dos anos, matando centenas de cabeças de gado, principalmente por causa das más condições de navegação e do próprio transporte.
Transportando sofrimento: as regras de transporte marítimo desses animais também não cumprem o necessário na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos. Um estudo da Vet Practice Magazine, especializada em saúde animal, analisou as regulamentações sob a ótica de quatro fatores de risco: aptidão para o transporte, duração da viagem, condições climáticas e espaço disponível. O resultado mostrou que todos os países precisam melhorar as orientações para evitar o sofrimento animal.
🐷As análises ainda destacaram que os países em questão não conseguem garantir a segurança dos animais durante o transporte, podendo ou não sofrer danos graves.
Assuntos relacionados: