Acoooorda menina - e menino! 🐓

Mais um dia chegou e no lugar de reclamar do frio te desafio a tomar sua cafeína diária fazendo algo diferente: que tal ler nossa news tomando café em um novo ambiente?!

Temperatura média global bate recorde em 2023 com dias muito quentes

CLIMA

Pode vir quente que eu estou fervendo 🔥 - disse o planeta que na última semana bateu recordes de temperaturas mais quentes já registrados pela ciência.

Parece cômico, eu sei, mas na verdade isso é extremamente preocupante e mostra que o aquecimento global e as emergências climáticas estão cada dia mais graves.

Nos dias 3 e 4 de julho a ciência registrou as médias globais de temperatura de 17,01°C e 17,18°C respectivamente. O último recorde de temperatura foi registrado em agosto de 2016: 16,92°C.

🌡️ E como os cientistas medem? Essas temperaturas são calculadas desde 1979 por um modelo que usa dados de estações meteorológicas, navios, bóias oceânicas e satélites

  • E eu te conto mais: a previsão é que essas temperaturas batam novos recordes com a chegada do fenômeno meteorológico El Niño, fora que os dados estimados mostram que o calor intenso sentido no hemisfério norte nos últimos dias é algo não visto há pelo menos 125 mil anos 😱

⏰ E o tempo está correndo contra o relógio para frearmos o aquecimento global. O mundo está perto de superar a meta de manter o aquecimento global em 1,5°C e os cientistas temem que as pessoas não se adaptem aos desastres provocados pelo clima como as ondas de calor, de frio, fome e doenças infecciosas.

Então já passou da hora de fazer a nossa parte né?!

Assuntos relacionados: 👇🏽

Brasileira cria tijolo produzido com caroço de açaí

PROJETOS QUE IMPACTAM

Você sabia que comendo um delicioso pote de açaí com paçoca e muito leite condensado você está ajudando a criar um tijolo sustentável?! 😋

A empreendedora Geisiane Ferreira, de 29 anos, chegou a uma solução sustentável para reutilizar caroços do açaí que você consome: fabricar tijolos! E a empresa que topou essa ideia foi a Xingu Tijolos Sustentáveis, localizada em Altamira.

  • Apesar de ser um composto orgânico, ele ainda gera resíduo quando descartado de forma errada e causam problemas como alagamentos e assoreamento de canais e vias públicas. 

  • E a produção de açaí na Amazônia é tão grande que em 2021 o estado produziu 45,2 mil toneladas do fruto. Imagina a quantidade de sementes que isso vai gerar?!

♻️ Então, a solução de Geisiane traz uma produção ambientalmente consciente com a diminuição da emissão de CO2, resíduos de obras e redução de até 40% dos custos.

Isso tudo porque esse tijolo passa por um processo de secagem diferente que não utiliza fornos. Ele passa por uma primeira secagem de alguns dias, depois é triturado e compactado para aumentar a resistência e depois passa por novos dias de secagem.

E a busca por soluções sustentáveis para o caroço do açaí não para por aí! 💡

Professores da Universidade do Amazonas (UNAMA) estudam utilizar os resíduos como matéria-prima para o desenvolvimento de um concreto permeável.

O projeto de Geisiane foi um dos selecionados para ser financiado e participar da Feira de Negócios Sustentáveis do Xingu.

Assuntos relacionados: 👇🏽

Empresas do Brasil ainda são iniciantes nas metas de descarbonização, diz levantamento

ESG

Graças ao frio intenso e o calor de pegar fogo, a pauta climática aos poucos está entrando nas empresas brasileiras. ❄️🔥

Mas assim, bem aos poucos mesmo, porque um levantamento publicado pela Kearney mostrou que o nível de maturidade das nossas empresas quanto ao net zero ainda beeeem baixo. 😓

A pesquisa mostrou que quando se trata de descarbonização, as 38 maiores empresas do país se consideram iniciantes. E a intensidade que elas emitem gases efeito estufa ao ambiente aumentou 6% de 2017 a 2022.

Ou seja, vai totalmente ao contrário do que é necessário para evitar os efeitos do aquecimento global.

Assim, das 38 empresas, 89% têm relatório de sustentabilidade, mas só 60% possuem metas de redução de gases efeito estufa e somente 47% têm um ano-meta para atingir o net zero

E mesmo se tratando das maiores empresas do país, apenas 58% têm consciência da quantidade de carbono que elas emitem de acordo com GHG Protocol. E somente 34% têm compromissos climáticos registrados na Science Based Targets Iniciative (SBTi).

Resumindo o levantamento: Estamos completamente na fase inicial das ações de descarbonização das industrias e precisamos acelerar urgentemente.

Assuntos relacionados: 👇🏽

Movimento Julho Sem Plástico: repense o modo como consome

CONSUMO CONSCIENTE

Julho chegou chegando e tem movimento sustentável rolando: o Movimento Julho Sem Plástico!

♻️ A iniciativa global surgiu em 2011 na Austrália com o intuito de combater o consumo excessivo do plástico e os consequentes impactos negativos no meio ambiente.

Assim, o objetivo principal da iniciativa é conscientizar a população global sobre a necessidade de reduzir o uso de plástico, principalmente os descartáveis e de uso único que não têm perspectiva de reciclagem

O mês de julho foi o escolhido para aproveitar as férias no hemisfério sul e o verão no norte quando acontecem mais atividades ao ar livre e maior consumo de objetos descartáveis.

🌞 Com isso, o movimento incentiva atitudes mais sustentáveis como a utilização de sacolas retornáveis, garrafas e copos de uso renovável e a compra de produtos que usem menos embalagens de plástico.

Ele também conscientiza para a reciclagem correta e a economia circular dos produtos produzidos através da reciclagem.

Então partiu fazer parte?! Mais de 170 países já participam - inclusive o Brasil - e só precisa da atitude voluntária e consciente de cada um de nós! ✔️

Quem sabe essa prática de um mês não se estende para uma vida inteira de sustentabilidade?! O mundo vai amar!

Assuntos relacionados: 👇🏽