2a temporada 🎯

Você já se preparou para a segunda temporada de 2023? A primeira foi bem rápida, mas ainda têm muitos episódios para começar ou continuar a assistir. Então levanta dessa cama e let’s bora!

Empresa BYD será a primeira a fabricar carro 100% elétrico no Brasil

ENERGIA LIMPA

🚘 Até que enfim o Brasil terá uma fábrica que produzirá carros 100% elétricos.

A empresa BYD confirmou no início de julho que levará para a Bahia o seu ecossistema verde para tornar o Estado um “centro de inovação e de alta tecnologia”, como afirmou Stella Li, CEO da BYD Américas.

O investimento inicial será de 3 bilhões e a fábrica terá capacidade de produzir 150 mil unidades por ano na primeira fase.

O boato inicial é que eles vão começar produzindo o modelo mais barato, que mesmo sendo de menor custo, sairá por uma bagatela de R$ 150 mil. 💸

  • Você sabia? O carro elétrico emite 50% menos gases efeito estufa que os carros comuns. Além disso, à medida que as baterias e os equipamentos vão se modernizando, o próprio impacto de fabricação diminui

É por isso que é importante investir em carros elétricos para diminuir a emissão de gases efeito estufa e dar um respiro ao meio ambiente. 🌬️🌍

Além dos carros, a BYD também pretende investir em um fábrica de processamento de lítio e fosfato, dois componentes essenciais das baterias.

Com a chegada de grandes montadoras de carros elétricos no Brasil e no mundo, há uma perspectiva de balançar o mercado de carros comuns e gerar até uma disputa.

Os Transformers que aguardem! 🚖

Assuntos relacionados: 👇🏽

Latam investe em costureiras para transformar uniformes antigos em novos produtos

ESG / AMBIENTAL

👔 25 toneladas: essa foi a quantidade de uniformes antigos recolhidos pela Latam para serem transformados em novos produtos.

E o melhor: todos os produtos foram feitos em parceria com a Revoada, empresa de moda sustentável que trabalha com cooperativas de costureiras de periferias, em parceria com instituições como a Ciclo Reverso. ♻️

A partir dos uniformes e sapatos de pilotos, comandantes, comissárias de bordo e funcionários das pistas de voo foram confeccionadas cases para notebook, bolsas tiracolo, jaquetas e brindes corporativos como ecobags e chaveiros.

E teve lookinho na semana de moda de Paris, viu mon amour?! 👗

A influenciadora brasileira Thai de Mello Bufrem utilizou um look confeccionado com os uniformes antigos durante os desfiles da Fashion Week de Paris.

💡 A ideia de transformar as roupas antigas veio como um impulso para a Latam atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e de uma inspiração de outra colab da Revoada que criou 17 novos produtos para a Toyota a partir do upcycling.

E o melhor disso tudo é que a nova forma de reciclagem de roupas é um mercado que não para de crescer, sendo que em 10 anos ele deve ser avaliado em R$ 89,36 milhões.

A empresa sustentável também já fez parceria com a Renner e a cada dia inspira e é inspirada por marcas que aderem a saídas sustentáveis contra o desperdício.

Assuntos relacionados: 👇🏽

Europa pretende adotar imposto de reciclagem paras roupa

GOVERNAMENTAL

De looks baphonicos aos basiquinhos, de Paris à Shein: o problema dos resíduos das indústrias têxteis agora podem ser responsabilizadas pelo que descartam ao ambiente.

🩱 A Comissão Europeia apresentou uma proposta para fazer as indústrias pagarem pelos custos da gestão de seus resíduos. O objetivo é fazer com que elas se responsabilizem por todo o ciclo da roupa ou sapato.

  • Isso porque das 12,6 milhões de toneladas de resíduos têxteis que são produzidos na União Europeia por ano, somente um quinto tem destinação correta, o restante vai para aterros ou é incinerada.

A aplicação desse imposto então será um pontapé para que as indústrias invistam mais em iniciativas de coleta, reciclagem e reúso.

Assim, elas serão incentivadas a produzirem peças mais sustentáveis, desde as matérias-primas ou nas possibilidades de reaproveitamento pós-consumo, por exemplo. 

🎯 E sabe quem serão os principais alvos? As fast fashion, como a H&M, a Zara e a nossa queridinha Shein pela falta de transparência quanto aos impactos ambientais e sociais de seus modelos de negócio.

  • Você sabia? Desde a plantação do algodão ao descarte das peças depois da utilização, o setor têxtil é responsável por quase 10% das emissões de gases efeito estufa no mundo.

Além disso, dados da Agência Ambiental Europeia mostram que consumo anual de roupas e sapatos deve aumentar dos 63 milhões de toneladas registrados em 2019 para 102 milhões de toneladas até 2030.

🤔 Então pense bem de onde está comprando suas roupas!

Assuntos relacionados: 👇🏽

Escola de Cambridge oferece mil bolsas em curso sobre sustentabilidade

SOCIAL

É ativismo social que você quer, @?! Então é curso de sustentabilidade que você terá! 📚

A Cambridge Judge Business School está oferecendo mil bolsas de estudo para um curso sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

A iniciativa é uma parceria com o Banco Santander para suprir a demanda do mercado de pessoas interessadas em fazer mais pelo meio ambiente no seu cotidiano e dentro de suas empresas. 

🤩 Além disso, o mercado ESG está se ampliando e gerando ótimas oportunidades. A pesquisa “Futuro do Trabalho” mostrou que 54% dos entrevistados se interessam em mudar de setor para a área de sustentabilidade.

O curso oferecido vem justamente para aperfeiçoar você que está em busca de oportunidades na área. Então bora estudar, meu filho!

O objetivo central é proporcionar uma visão global dos principais desafios do meio ambiente no mundo atual e desenvolver ferramentas que auxiliem a resolvê-los dentro do mercado de trabalho.

🌐 Assim, os bolsistas aprenderão através de um treinamento online de seis semanas oferecido em espanhol, português e inglês e após a conclusão receberão um certificado de participação. 

Uma boa oportunidade de desenvolver e treinar uma língua estrangeira também, hein meu jovem?

Para concorrer à bolsa, os participantes não precisam ser universitários ou clientes do banco e basta se inscrever até o dia 22 de julho pelo portal Becas Santander. 

Assuntos relacionados: 👇🏽